(Comunicado de imprensa) SANTA CRUZ CABRÁLIA, BRAZIL — 10-08-2010 — a Qualcomm Incorporated (Nasdaq: QCOM), por meio de sua iniciativa Wireless Reachâ„¢, a Vivo, maior empresa de telefonia móvel do Brasil com mais de 56 milhões de assinantes, o Instituto Ambiental Brasil Sustentável (IABS), a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), a ZTE Brasil, fornecedor de equipamentos de telecomunicações, e o município de Santa Cruz Cabrália lançaram hoje o projeto Pescando com Redes 3G , que irá fomentar o desenvolvimento da economia e aumentar a segurança pública, promovendo a inclusão digital e social de pescadores e maricultores (cultivo de ostras) que vivem isolados.

Este projeto fornece financiamento para implementação e assistência técnica ao Instituto Ambiental Brasil Sustentável, uma organização brasileira que trabalha em iniciativas de apoio ao desenvolvimento sustentável. O projeto criou um sistema que integra aplicativos móveis e baseados na web a dispositivos portáteis para apoiar as operações de negócios e entregar informação de segurança em tempo real para os pescadores participantes em Santa Cruz Cabrália, Bahia, Brasil. A pesca é uma das principais atividades econômicas na região e muitas famílias dependem dela para sua subsistência. Recentemente, o setor tem sofrido com a pesca excessiva, a falta de investimento e infraestrutura ultrapassada. Como resultado, os rendimentos diminuíram para as pessoas e para a comunidade local, o que levou à redução de oportunidades e à migração de familiares em busca de trabalho. Este projeto chega em um momento crucial, quando os pescadores de Cabrália precisam modernizar suas operações e instituir táticas de pesca sustentáveis. Como parte do projeto, os participantes receberam dispositivos móveis e crédito móvel para acessarem a rede sem fio 3G HSUPA da Vivo. Estes dispositivos permitem que os participantes se conectem diretamente do mar com a terra, comunicando-se com parceiros de negócios e consumidores através de voz e dados. Aplicativos de softwares personalizados foram projetados para equipá-los com navegação, condições meteorológicas, marketing, vendas diretas, coleta de dados e suporte técnico. Os pescadores terão, assim, apoio para suas atividades com análise em tempo real e informações relevantes.

“Nosso trabalho com o Município de Santa Cruz Cabrália, a ZTE, a USAID, o IABS e a Vivo permitiu aos pescadores e agricultores nestas comunidades carentes obterem acesso a informações que irão melhorar o seu trabalho”, disse Peggy Johnson, vice-presidente executiva da Qualcomm para Américas e Índia. “A tecnologia móvel 3G está fazendo a diferença nestas áreas que, de outra maneira, não teriam acesso a informações essenciais para sua segurança e desenvolvimento econômico”.

Além dos dispositivos, centros de treinamento foram estabelecidos na cidade de Santa Cruz Cabrália e em um barco que possibilita alcançar comunidades de pescadores mais remotas para treiná-las.

“Agradecemos a gentil assistência da Qualcomm, da Vivo, da USAID, da ZTE e do Município de Santa Cruz Cabrália”, disse André Macedo Brugger, presidente interino do Instituto Ambiental Brasil Sustentável. “Este projeto ajuda os trabalhadores a modernizar suas atividades por meio de práticas sustentáveis e de assistência de negócios e irá, em última instância, fomentar o crescimento econômico nas nossas comunidades”.

O objetivo do IABS é criar modelos e condições necessárias para o desenvolvimento sustentável das comunidades de pesca local por meio do fortalecimento de ações, gerenciamento socioambiental e desenvolvimento econômico, integrando o conhecimento tradicional e as práticas dos pescadores locais às alternativas atuais e tecnologias possíveis, apoiadas pela tecnologia 3G.

De acordo com o presidente da Vivo, Roberto Lima, o conhecimento, as iniciativas educacionais e sociais, além de novas experiências comerciais podem ser intensificados com a conexão móvel. Para ele, o projeto Pescando com Redes 3G é uma demonstração prática de que o acesso às telecomunicações é indutor do desenvolvimento socioeconômico, principalmente nas áreas mais isoladas de um país de dimensões continentais como o Brasil.

Além da ampliação da conectividade a área urbana do município de Santa Cruz Cabrália já contava com cobertura 3G da Vivo – a empresa doou dispositivos e serviços de dados para serem utilizados nos barcos e no laboratório de informática montado na Casa do Pescador (sede da associação dos pescadores da região). Assim, a comunidade pesqueira passa a acessar em tempo real na terra ou no mar informações de navegação, condições climáticas, além de utilizar o tráfego de dados e voz para comunicação com parceiros de negócios e clientes. Vivo é a empresa de telefonia móvel líder no Brasil e, recentemente, anunciou seu projeto para instalar sua rede 3G HSUPA em mais de 2800 cidades do país até o final de 2011. A empresa tem uma forte agenda de apoio ao fortalecimento de comunidades distantes através de uma rede sem fio, que permite às pessoas dessas comunidades conectarem-se com o resto do mundo, como o caso de sucesso em Belterra, na região Nordeste do Brasil.

“Como uma fabricante de equipamentos de telecomunicações, nós entendemos a importância de viabilizar uma sociedade sustentável”, disse Eliandro Neves Ávila, CEO da ZTE Brasil. “A responsabilidade social corporativa está intimamente integrada aos nossos negócios e estamos honrados em contribuir com nosso conhecimento técnico para ajudar a melhorar as vidas das pessoas que vivem nesta parte remota do Brasil”.

“A aplicação prática da tecnologia é essencial para expandir a economia no Brasil e aumentar o valor de bens e serviços locais”, disse Lisa Kubiske, Encarregada de Negócios, a.i., Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. “A parceria entre Estados Unidos e Brasil será reforçada através da aplicação de tecnologia inovadora usada para fomentar a segurança e sustentabilidade do setor pesqueiro, bem como para melhorar o sustento econômico dos pescadores”.

“Tenho muito orgulho de nossa comunidade e de ver as coisas positivas que podemos conseguir quando trabalhamos juntos”, comentou o prefeito Jorge Pontes. “Espero, com entusiasmo, pelos muitos benefícios que este acesso à tecnologia e esses centros de treinamento trarão ao nosso povo.”

Sobre a Qualcomm e sua iniciativa Wireless Reach
A Qualcomm acredita que o acesso aos avançados serviços de dados e comunicação sem fio melhora a vida das pessoas. A iniciativa Wireless Reach da Qualcomm apoia programas e soluções que tragam benefícios de conectividade para comunidades carentes em todo o mundo. Ao trabalhar com parceiros, os projetos Wireless Reach criam novas formas para as pessoas se comunicarem, aprenderem, cuidarem da saúde, manterem o meio ambiente e alcançarem o mercado global. Para mais informações, visite: http://www.qualcomm.com/wirelessreach.

A Qualcomm Incorporated (NASDAQ: QCOM) é a líder mundial em tecnologias móveis de última geração. Por 25 anos, as ideias e invenções da Qualcomm geraram uma evolução nas comunicações sem fio, conectando ainda mais pessoas a informações, entretenimento e umas às outras. Hoje, as tecnologias Qualcomm estão capacitando a convergência de comunicações móveis e eletrônicos de consumo, tornando os serviços e dispositivos sem fio mais pessoais, baratos e acessíveis para pessoas no mundo inteiro. Para obter mais informações, visite a Qualcomm na Web:
www.qualcomm.com
Blog Corporativo: http://www.qualcomm.com/blog
Twitter: www.twitter.com/qualcomm
Facebook: www.facebook.com/Qualcomm

Website: http://www.qualcomm.com/

Check Out These Popular Press Releases

Trending

Sorry. No data so far.

Popular

Sorry. No data so far.